Tecnologia do Blogger.

Header Ads


quinta-feira, 31 de março de 2011

PT DE ICAPUÍ REALIZA PLENÁRIA EM HOMENAGEM AOS 31 ANOS DO PT.

Neste sábado a partir das 18:00h, o Partido dos Trabalhadores de Icapuí estará realizando uma grande plenária em comemoração aos 31 ANOS DO PT. Na oportunidade iremos contar com a presença de várias autoridades locais, representantes de partido, vereadores, lideranças comunitárias e contaremos também com a presença do Dep. Estadual Dedé Teixeira e do Dep. Federal Guimarães.
Você filiado ou simpatizante, considere-se desde já convidado.

Gostaríamos de lembrar que o local do evento será divulgado amanhã.

Agradece

Sérgio Araújo
Presidente.

IBICUITABA RECEBE O PROGRAMA PT NA RUA.

No último dia 26 de março, na residência do Sr. Zé Filho, o Partido dos Trabalhadores de Icapuí realizou a plenária da comunidade de Ibicuitaba pelo PROGRAMA PT NA RUA - Um novo rumo político para Icapuí. A plenária contou com a presença de mais de 60 pessoas que se dispuseram a discutir os problemas da comunidade, perspectiva de futuro e assuntos referentes à política local.
Ressaltamos que na oportunidades fora colocado pelos presentes que a comunidade de Ibicuitaba precisa melhorar muito quanto ao acesso às políticas públicas voltadas para a juventude. Foi mensionado pelos jovens presentes a falta de desenvolvimento de projetos culturais nas escolas, fazendo uma comparação com o que tinha na época das administrações petistas. Fora também colocado pelos moradores a falta de segurança, a precariedade de iluminação nos espaços públicos e a problemática das drogas que coloca os jovens e adolescentes da comunidade em situação de risco.
Dentre as lideranças presentes estavam o ex vice-prefeito de Icapuí Gilson da Paz, que elogiou a iniciativa do PT e comentou da importância das pessoas se unirem para melhorar a situação do nosso município que passa por um momento de recessão.

PROGRAMA PT NA RUA: PT DE ICAPUÍ VAI ÀS COMUNIDADES DISCUTIR POLÍTICA LOCAL.

O Partido dos Trabalhadores de Icapuí lança o PROGRAMA PT NA RUA - Um novo rumo político para Icapuí. O programa fora lançado na comunidade de Peixe Gordo no dia 19 de março. Segundo o presidente do PT de Icapuí, Sérgio Araújo, a escolha de Peixe Gordo se deve aos resultados fantásticos que esta comunidade tem demonstrado nas últimas eleições. Sempre demonstrando uma adesão memorável dos eleitores desta comunidade às candidatura do PT.
A reunião em Peixe Gordo contou com a presença de aproximadamente 60 pessoas, que discutiram, em baixo de um cajueiro, questões inerente à política local.
Além dos moradores da comunidade, contamos com a presença dos pré-candidatos do PT: Jerônimo, Felipe Maia, Neto Rebouças e Marcus Rebouças.
O PROGRAMA PT NA RUA acontecerá em todas comunidades do município, sendo aberto para filiados, simpatizantes e comunitários em geral que estejam dispostos a pensarem um novo rumo para a nossa cidade.
Nas plenárias comunitárias discutimos as seguintes pautas: INFORMES; POLÍTICA DE FILIAÇÃO E ARRECADAÇÃO DO PT; AÇÕES PRIORITÁRIA E SITUAÇÃO REAL DA COMUNIDADE; CONJUNTURA POLÍTICA LOCAL E PERSPECTIVA PARA 2012.

segunda-feira, 14 de março de 2011

MARCHA ICAPUÍ! 2012?

Marcha Icapuí! 2012?
terça-feira, 8 de março de 2011
Postado por Jerônimo


Toda vez que ouço a palavra “marcha”, colocada em qualquer contexto, me vem logo na cabeça, um movimento popular articulado e voltado sempre em defesa de alguma causa social, e, na realidade geralmente é isso mesmo. Basta olharmos a história e veremos que foi assim na Argentina, quando as mães da Praça de Maio, fizeram a Marcha da Resistência, em que se reuniram por 1500 quintas-feiras consecutivas, marchando durante 24 horas ao redor da Pirâmide de Maio, em frente à sede do Governo Argentino, pedindo justiça pelos crimes cometidos pela Ditadura Militar daquele país. Outra famosa foi a Marcha do Sal, liderada por Gandhi em 1930 na Índia, que durante 25 dias percorreu cerca de 400 km em busca de sal, protestando contra as leis impostas pelos Britânicos ao povo daquele país. Aqui no Brasil, ocorreram e ainda ocorrem algumas marchas simbólicas; como a Marcha das Margaridas, onde as mulheres brasileiras protestam principalmente contra a violência sexista; outra também conhecida foi a “Marcha da Família com Deus para Liberdade”, durante o governo João Goulart, que ao tentar implantar as reformas de base, se viu pressionado por setores conservadores, da época como: OAB, CNBB e parte da imprensa como o jornal O Estado de São Paulo, sendo uma marcha fora dos padrões, já que surgiu da elite e não das classes menos favorecidas.

Você deve estar se questionando, o que tem a ver essas marchas com a nossa Icapuí? Esses movimentos em si, talvez nada ou muito pouco, mas o sentido de articulação, de objetivos comuns, de defesa dos interesses coletivos, isso sim, tem tudo a ver, nem sempre neste mesmo sentido, muita das vezes até, inversamente. Agora mesmo estamos passando por um período, onde vemos de um lado um completo descaso com as marchas populares, onde parte da nossa sociedade acomodou-se com todo tipo de imposição que lhe é imposta, e, numa outra parte, alguns políticos já arregimentam seus soldados numa marcha rumo às eleições de 2012. Quando me refiro a essa quietude de uma parte da sociedade, pode alguém até me questionar se os tantos artigos e notícias que a nossa “imprensa” divulga, cobrando das autoridades, principalmente dos vereadores do município, não é uma forma de inquietude? Digo que sim, mas é preciso muito mais. É preciso, por exemplo, que nas vezes em que algum vereador tenta cumprir seu papel, seja de formador de leis ou de fiscalizador, haja um envolvimento da sociedade a seu favor, afinal ele está ali como um mero representante desta, portanto é necessário que haja uma união de forças para a melhoria do município, e, conseqüentemente da vida dos que nele habitam. Cito o caso da CPI do Icaprev, onde em nenhum momento, nós que fazíamos aquela comissão, nos sentimos apoiado por nenhum seguimento da nossa sociedade, parecia até o contrário, que nós é que éramos os réus e não os fiscalizadores. Reconheço que cometemos falhas, mas às vezes questiono, será que muitos dos que cobram mais eficiência do Legislativo Municipal, não estavam carregando o prefeito nos ombros no dia da sessão da referida CPI? Onde estavam as entidades que pregam justiça social no nosso município, que não encabeçaram uma marcha de apoio aquela CPI? Onde estão as entidades que defendem os pescadores que não se manifestam contra as “vendas de vagas” para o seguro defeso? E o que é pior, quando nos manifestamos, enquanto vereador, para fazer uma investigação, não encontramos nenhum pescador que se proponha a assumir uma denuncia. Não me recordo de ter visto nenhuma manifestação pressionando o Judiciário, no sentido de agilizar o julgamento de denúncias levantado por parte do Legislativo, como a CPI do ICAPREV, o caso dos cheques descontados na “boca do caixa” pelo Executivo Municipal, o numero excessivo de contratados, as carteiras escolares superfaturadas e não entregues, entre tantos. Não quero com isso dizer que a Câmara de Icapuí cumpre seu papel na totalidade, mas não podemos jogar nos cestos da inoperância ou da conivência, todos os vereadores.
Enquanto isso, estamos observando, um desfile de munícipes em “marcha acelerada” buscando se credenciar ao cargo de prefeito em 2012 e me chama a atenção, como mais uma vez esse processo se desenha. Temos de um lado a situação que novamente tudo fará para dar sequência ao seu projeto de governo familiar, não importando se neste momento alguns membros estejam se engalfinhando para ser o carro chefe na condução deste. Sabemos que no apagar das luzes, dos prazos decisivos, se unirão em bloco fechado, na defesa de um projeto, que tanto tem se mostrado iníquo. Por outras bandas, a oposição, da qual faço parte, não está ainda conseguindo construir um projeto discutido com as bases e com os setores representativos da sociedade. Vemos alguns “companheiros” atuando único e exclusivamente na defesa de um projeto pessoal, onde o que importa é buscar “soldados” sem nenhum critério ou escrúpulo, que venha defender o “seu projeto”. Esquecendo até alguns fundamentos básicos em um projeto socialista, que é a transparência, participação e inclusão, não só da sociedade como também dos partidos políticos, e fazem talvez por jamais terem exercitado na prática ou nem ao menos saber o que seja isso. A grande verdade é que poucos são os que buscam ao menos discutir essa construção, o que ouvimos e vemos constantemente são discussões em torno de “nomes” e jamais em busca de construir ou mesmo aperfeiçoar “algum” projeto político-administrativo para nosso município. Tudo isso só faz, cada vez mais, fortalecer a maneira tão injusta de se fazer política no nosso Icapuí, onde os nossos “chefões” ficarão dia a dia mais senhores de seus currais eleitorais e o nosso povo jamais passará de ser um “BICUDO” ou um “BACURAL”. Acredito que cada um de nós, independente de cor, credo, partido ou setor de atuação, temos de MARCHAR urgentemente, no mínimo rumo a uma PARALIZAÇÃO; PARAR para PENSAR, DISCUTIR e REFLETIR, qual o Icapuí que queremos construir? Drummond escreveu: “É tempo de partidos, é tempo de homens partidos”. Imbuídos desse pensamento deveremos estar preparados para a verdadeira marcha que teremos, rumo a Icapuí que sonhamos e tanto queremos construir. Só espero que ela possa ser mais justa, humana e de todos.


Vereador Jeronimo Reis

às 13:14

Marcadores: Artigos
←  Anterior Proxima  → Inicio

Seguidores

Total de visualizações