Tecnologia do Blogger.

Header Ads

quinta-feira, 28 de julho de 2011

ENTREVISTA COM NETO REBOUÇAS PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE ICAPUÍ PELO PT

1) Quem é o cidadão?
Francisco de Oliveira Rebouças Neto, conhecido por NETO REBOUÇAS, Filho de José Maria, pescador e padeiro, e Raimunda Gama, dona de casa. Tenho três irmãos sendo:Caetano, João Maria e Juliano. Nasci em Icapuí – CE, em março de 1969. Casado com a Professora Rosiane Ferreira e pai de Gabriel. Formado em Administração de Empresas pela UERN. Comecei a trabalhar desde muito cedo em diversas áreas, como: Comércio, pesca e Educação (como professor das escolas Mizinha e Gabriel). Na Prefeitura Municipal de Icapuí, atuei como Diretor de Desenvolvimento Econômico na gestão de Zé Airton e chefe de gabinete, na gestão de Dedé Teixeira. Atualmente sou Secretário de Ciência, Tecnologia, Trabalho e emprego da Prefeitura Municipal de Maracanaú, município de 220.000 habitantes da região metropolitana de Fortaleza. Sou Empreendedor social da Rede Mundial de Empreendedores – ASHOKA, uma ONG internacional que seleciona pessoas que desenvolvem trabalhos em suas comunidades, gerando impactos de transformação social. Na área política, tenho curso de Formação de Governantes pela Escola de Governantes do Estado do Ceará.

2) Por quais motivos o senhor pretende ser prefeito de Icapuí?
A minha pretensão de ser candidato a prefeito de Icapuí se deu já em 2004, quando fui escolhido democraticamente pelos filiados do Partido dos Trabalhadores - PT, como candidato. Já nessa época tinha a clareza de que o município de Icapuí apesar de vir sendo governado por dois grandes gestores – Zé Airton e Dedé – que avançaram, principalmente, nos setores de saúde, educação e infra-estrutura do município, teria que avançar numa gestão verdadeiramente inovadora e participativa, voltada principalmente, para o desafio do desenvolvimento econômico e sustentável, que possibilitasse a geração de trabalho e emprego para os nossos munícipes e o desenvolvimento de uma política pública de juventude (esporte, lazer, capacitação profissional, cultura etc).
Hoje a minha motivação é muito maior, pois vejo a nossa cidade em uma situação degradante em todas as áreas. Acho que o grande desafio do futuro prefeito de Icapuí, é inicialmente convocar todos os partidos políticos que desejam reerguer Icapuí, criando assim uma grande equipe suprapartidária para desenvolvermos uma gestão que inclua a população através de políticas públicas de saúde, Educação, Assistência Social e cidadania, Juventude, Meio ambiente, pesca, infra-estrutura, combate ás drogas e segurança pública.

3) O senhor se acha devidamente preparado para governar o nosso município?
Essa é uma pergunta que me sinto bastante a vontade em responder, pois estou seguro de que me encontro no melhor momento da minha vida pessoal e profissional. Conheço muito bem Icapuí, pois como falei anteriormente, participei ativamente do desenvolvimento desta cidade, como professor, integrante dos governos municipais anteriores e tenho clareza não só do que a cidade precisa, mas de como articular os recursos humanos e econômico-financeiros para desenvolver uma grande gestão.
Tenho sido abordado por algumas pessoas e até recebido algumas críticas por estar trabalhando em outro município. Quero salientar que quem foi escolhido para trabalhar pelo município é o atual gestor eleito pelo povo. No meu caso, como de tantos outros companheiros que tem a contribuir com o município, saímos por necessidade financeira e pessoal ou por desafio profissional. Fui convidado a trabalhar no município de Maracanaú e esta oportunidade foi extremamente valorosa me permitindo um crescimento pessoal e profissional muito grande. Mesmo tendo que trabalhar muito em Maracanaú para garantir os resultados que a gestão e o povo esperam, como por exemplo, trouxe para o município 125 novas grandes indústrias, gerando cerca de 40.000 emprego diretos, estou quase todos os fins-de-semana em Icapuí, porque apesar de muito me honrar em ser um dos melhores secretários daquele município, é em Icapuí que me sentirei verdadeiramente feliz, realizando uma grande gestão se assim o povo me der oportunidade.

4) Para o senhor, quais são os três maiores problemas que afetam a nossa população?
Na minha visão os três maiores problemas de Icapuí, são respectivamente: a saúde, pois evidenciamos falta de profissionais qualificados, equipamentos para exames e diagnósticos, medicamentos e, principalmente o funcionamento precário do nosso hospital e a desvalorização dos profissionais de saúde; a questão do desemprego onde não há nenhum projeto ou programa de geração de emprego e renda, inclusive os setores naturais que geram emprego como a pesca, o comércio e o turismo estão abandonados pela atual gestão; o terceiro maior problema no município de Icapuí é o tráfico e consumo de drogas. Apesar de entender que este é um problema nacional, vejo que no nosso município não tem se dado a devida importância para o enfrentamento deste problema que não é uma questão apenas de segurança, mas sim um problema de saúde pública.

5) Na condição de prefeito, qual seria a pauta de prioridades para Icapuí?
Inicialmente, temos que começar fazendo o que os grandes estudiosos denominam de “choque de gestão”, pois não imagino enfrentarmos os grandes desafios da saúde, educação, assistência social e cidadania e geração de emprego e renda, sem termos uma gestão planejada com os servidores motivados e capacitados e a população sendo convocada a participar ativamente das decisões.

6)Qual o seu compromisso como prefeito em relação ao segmentos sociais
a) Juventude?
Não se desenvolve uma cidade, sem que tenhamos um grande investimento na participação e formação da juventude. Há muito tempo se fala que a juventude é importante, é estratégica, mas muito pouco tem se feito pelos jovens. Um instrumento que não abrirei mão de criar no governo é a SECRETARIA DE JUVENTUDE, como um espaço indutor de uma política pública arrojada DE e PARA a juventude.

b) Pescadores?
A pesca em nosso município há alguns anos, vem em processo de declínio em todos os seus aspectos. Vou assumir esse tema como uma questão de governo. E para tanto, criarei uma GUARDA MUNICIPAL AMBIENTAL que tratará da fiscalização da pesca. Outra ação prioritária será desenvolver projetos alternativos para os pescadores e suas famílias, no sentido de diversificar e desconcentrar a pesca da lagosta (projetos de maricultura, indústria de beneficiamento do pescado, criação de peixe em cativeiro, capacitação para mulheres e filhos de pescadores em outros setores).

c) E Funcionários Públicos Municipais?
Não há gestão eficiente com funcionários públicos desmotivados. Inicialmente farei um recadastramento de todos os funcionários públicos concursados para avaliar o perfil de cada um deles, identificando suas habilidades em relação à função exercida. A partir daí desenvolveremos um PLANO DE CARGOS, CARREIRA E SALÁRIO, pois entendo que esse é o principal instrumento de valorização do funcionário público. Também terei como compromisso a realização de quantos CONCURSOS PÚBLICOS forem necessários, assim como o investimento na formação e capacitação da categoria.

7) Como prefeito de Icapuí, o que faria para enfrentar os desafios:
a) Das drogas?
A droga é um problema de toda a sociedade, não só do prefeito. Mas, obviamente que o prefeito é o principal articulador junto à sociedade e aos órgãos competentes para enfrentarmos este denominado “mal do século”. Como já disse anteriormente, tratarei este problema como um problema de saúde pública. Para tanto, teremos que investir em profissionais e programas que atuem exclusivamente na recuperação dos dependentes. Como forma de prevenção, teremos que dotar o município de Icapuí de infra-estrutura de esporte, lazer, cultura e instalação do ENSINO PROFISSIONALIZANTE em tempo integral e de forma integrada. Por fim, seremos implacáveis na cobrança por parte da polícia na repressão ao tráfico.

b) Desemprego?
Esse, com certeza é o desafio de qualquer gestor. Contudo conheço muito bem os caminhos para desenvolver uma política de geração de trabalho e renda em Icapuí, pois atualmente é o que desenvolvo em Maracanaú. Tenho feito articulações com a Associação dos Empresários do Distrito Industrial de Maracanaú e se tivermos em Icapuí uma legislação adequada ao desenvolvimento da atração de indústrias e uma gestão eficiente que transmita credibilidade junto aos empresários, não tenho dúvidas de que muitos dos empresários que já conversamos virão se instalar no município de Icapuí. Precisamos também incentivar o comércio, o turismo e principalmente, investir na capacitação e formação de nossa população.

c) Pesca Predatória?
Enfrentar os desafios da pesca predatória não é algo tão simples. Mas penso que o gestor tem que encarar isso de forma decisiva. Imbuído do sentimento de que é preciso resolver o problema, independentemente de prejuízos políticos, pessoais etc. Acho que é possível criarmos um movimento em Icapuí onde todos possam pescar. O gestor não pode deixar que este problema seja resolvido pelos Governos Estadual e Federal, pois a pesca é o principal sustentáculo econômico do nosso município. Vamos encarar e debater com todos os pescadores e modalidade de pesca de Icapuí uma saída para a pesca. Vamos lutar por novas concessões das licenças de pesca, pois acho um absurdo que muitos pescadores atualmente, mesmo estando pescando, não tiveram o direito ao Seguro-desemprego. E finalmente, a criação da Guarda Municipal Ambiental que é uma das estratégias para enfrentar o problema, pois trás a responsabilidade da fiscalização para o município.

8) Qual é a sua avaliação a respeito atual momento político-administrativo de Icapuí?
Acho que Icapuí atravessa a pior crise político-administrativa de sua história. Não existe gestão na cidade. A administração pública transformou-se numa empresa privada de uma família e seus amigos. O prefeito não mora na cidade, não reune sua equipe de governo, não despacha no gabinete. O patrimônio público como: veículos, prédios, terrenos e estradas, estão sendo dilapidados. Mas sem dúvida o maior crime cometido por essa gestão é ter tirado do nosso povo os princípios da ética, moralidade, auto-estima e da transparência.
Vivemos numa cidade sem rumo.
Gostaria de finalizar dizendo que se for escolhido pelo meu Partido para ser o candidato e pelo povo de Icapuí para ser o seu prefeito, reunirei todos os meus esforços para trazer a esperança de volta ao meu povo, fazendo a maior gestão que essa cidade já viu.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Seguidores

Total de visualizações