05-06-2010
Ibope confirma crescimento de Dilma; Serra tem a maior rejeição
Escrever comentário
Comentar
Aprovação do presidente Lula vai a 86%.
Pesquisa Ibope de intenção de voto para presidente da República divulgada neste sábado (5) aponta Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) empatados. Os dois têm 37% das preferências e Marina Silva (PV), 9%.
O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 141 cidades do país entre os últimos dias 31 de maio e 3 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Isso quer dizer que Dilma e Serra podem ter entre 35% e 39% das preferências e Marina, entre 7% e 11%.
Nove por cento dos entrevistados disseram que votarão em branco, nulo ou em nenhum candidato. Os indecisos somam 8%. Foi a primeira pesquisa feita pelo Ibope realizada depois da exibição de propagandas políticas do PT e do DEM.
No último levantamento do Ibope, em abril, José Serra tinha 40% das intenções de voto, Dilma Rousseff, 32%, e Marina Silva, 9%. Dilma foi a única candidata que apresentou crescimento.
Em fevereiro deste ano, a diferença entre os dois primeiros colocados na disputa era de 13 pontos percentuais (Serra tinha 41% e Dilma, 28%). Em março, caiu para cinco pontos (38% e 33%, respectivamente). E, em abril, voltou a subir e chegou a oito pontos (40% e 32%). Nesse mesmo período, Marina teve 10%, 8% e 9% das intenções de voto nos estudos feitos pelo Ibope.
A série histórica citada não considera na disputa o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), que oficializou, no fim de abril, a desistência de concorrer à Presidência.
A pesquisa é a primeira encomendada neste ano ao instituto pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. Esse levantamento aferiu somente as intenções de voto nos três principais presidenciáveis. Nos cartões apresentados aos eleitores, não constavam os nomes de eventuais pré-candidatos cujas taxas são inferiores a 1% em outras pesquisas já divulgadas neste ano.
O prazo legal para que os partidos oficializem os candidatos em convenção começa no próximo dia 10 e termina no dia 30. Após essa data, serão conhecidos os nomes de todos os candidatos que disputarão a Presidência na eleição de outubro.
Segundo turno
O Ibope também considerou a possibilidade de segundo turno entre Serra e Dilma. O resultado é um novo empate, em 42%. Nessa situação, brancos e nulos somam 9%. Sete por cento não responderam.
Segundo os pesquisadores, a candidata do PT recebe mais votos dos eleitores de Marina Silva (40%, contra 32% que optariam pelo candidato tucano).
Entre os entrevistados que declararam que votariam branco ou nulo no primeiro turno, o percentual de quem escolheria Serra na segunda etapa é maior (17%, contra 6% para Dilma).
Rejeição
O Ibope também aferiu o grau de rejeição dos eleitores aos três principais pré-candidatos. Vinte e quatro por cento dos entrevistados disseram que não votarão em Serra; 19% em Dilma e 15% em Marina.
Os entrevistados responderam ainda questionários sobre o interesse na eleição que vai ocorrer em outubro. De acordo com o Ibope, 21% disseram que têm muito interesse, 32% têm interesse médio, 27% têm pouco interesse e 19% não têm interesse nenhum.
Avaliação do governo
De acordo com o levantamento, o governo do Presidente Lula é considerado ótimo ou bom por 75% dos entrevistados, regular por 20% e ruim ou péssimo por 5%. A nota média atribuída ao governo pelos eleitores ouvidos pelo Ibope é 7,8.
Entre os entrevistados, 86% aprovam a maneira como o presidente está governando o país e 11% desaprovam. Quatro por cento não responderam ou não souberam responder a questão.
Para 72%, a situação de vida melhorou nos últimos dois anos. Dezesseis por cento disseram que o cenário continuou igual. Para 11%, piorou.
Para 82% dos nordestinos, o governo é ótimo ou bom. A aprovação é de 80% entre os brasileiros que têm renda familiar de até um salário mínimo.
No outro extremo, 65% dos moradores do Sul afirmaram que o governo é ótimo ou bom. Na população com renda superior a cinco salários mínimos, a aprovação é de 68%.
Cerca de um quarto do eleitorado atribui nota 10 ao governo. Apenas 7% dão nota inferior a 5.
O desempenho pessoal de Lula tem índice de aprovação superior ao de seu governo: 86% estão satisfeitos com a forma como o presidente governa o País.
A avaliação positiva do presidente chega a 92% na região Nordeste. No Sul, esse índice é de 75% – uma diferença de 17 pontos porcentuais.A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo número 13642/2010
1 comentários:
justiça cassa registro de candidato a prefeito de Icapuí
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará se prepara para o julgamento do Recurso Eleitoral relativo à cassação do prefeito de Icapui, José Edilson da Silva (PSDB-CE) nesta quarta-feira, dia 16 de Junho de 2010. A cassação foi fruto de uma investigação do Ministério Público. Para se entender o caso o registro de candidatura do prefeito de Icapui foi cassado pelo juiz Dr. Raimundo Deusdeth Rodrigues Junior, da 8ª Zona Eleitoral, Comarca de Aracati. Na época o tucano foi acusado de contratar 484 servidores temporários, em período pré-eleitoral. Logo após a decisão, o prefeito entrou com recurso, alegando calamidade pública. Desde a entrada deste recurso no TRE, o então prefeito permanece no cargo até hoje.
Candidatou-se a reeleição e ganhou novamente, reassumindo a prefeitura em Janeiro de 2009. Atualmente o prefeito e a responsável pelo ICAPREV Sra. Irisvanda Braga são acusados de desviar recursos públicos, onde alguns dos vereadores do município instalaram uma CPI para investigar os supostos desvios. O Recurso de número 14754 encontra-se na Coordenadoria de Processamento, constando em pauta do dia 16 de Junho do corrente ano.
Ao analisar as provas, o juiz declarou observar-se, facilmente, que os contratos não preenchem os requisitos obrigatórios, pois nenhum deles se enquadra, a princípio, na característica de interesse público excepcional, nem tão pouco guarda consonância com as hipóteses em que são cabíveis as contratações temporárias. "O contexto em que foram firmados os contratos temporários não deixa dúvidas de que foram utilizados em desconformidade com a lei, pois não é crível que todas as contratações temporárias tenham suportes em situações de emergência, até porque desconhecida qualquer situação de calamidade pública no Município de Icapuí, ou qualquer outra de caráter excepcional que possa justificá-las", como manda a lei.
O magistrado salientou restar patente a burla ao mandamento constitucional do concurso público, pois que a extensa lista de contratos temporários constante dos autos revela a existência de 103 contratados para o cargo de apoio técnico, cujas funções, dentre outras várias ali relacionadas, não caracterizam, em hipótese alguma, atividade de excepcional interesse público.
Ele destacou que foram constatados mais de 200 servidores para o cargo de apoio e conservação/preservação admitidos somente no primeiro semestre deste ano. Ou seja, a poucos dias do período vedado na lei eleitoral e, logo em seguida, renovados. Para o juiz, as circunstâncias dos contratos terem sido firmados em ano eleitoral e prorrogados às vésperas do período vedado em lei; a quantidade de contratos assinados nessa mesma situação; e o número de eleitores -incluindo-se esposas, filhos e parentes dos contratados -beneficiados direta ou indiretamente por tal prática, revelam o comprometimento da legitimidade da eleição.
O povo de Icapuí espera o desenrolar deste fato, aguardando uma resposta final a todo esse capítulo político. Já correm dois anos desde a abertura do processo, mas, somente neste ano o mesmo será finalmente julgado. Aguardamos a decisão afim de saber como ficará o destino político da nossa querida Icapuí. “Que a justiça fale mais alto do que o poder do homem”.
Postado por Rudrigo Maia(blogpeixegordonews), com fonte do site www.justbrasil
Postar um comentário