Tecnologia do Blogger.

Header Ads


sábado, 27 de agosto de 2011

EXECUTIVA SE REUNE PARA PENSAR O FUTURO DO PT DE ICAPUÍ



No último dia 25 de agosto, na Sede do PT de Icapuí, a Executiva Municipal se reuniu para discutir a seguinte pauta: Informes; homologação de novas filiações e sucessão 2012. Na oportunidade foi realizado a homolagação de 20 novas filiações (lista em anexo abaixo).
Foi também feita uma discussão sobre a sucessão 2012, ficando encaminhado que o PT deveria realizar 04 seminários temáticos no intuito de construirmos uma plano de governo que seja amplamente discutido pelo o partido e por todo o município. Os temas a serem trabalho nos seminários serão:
1 - EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE
2 - JUVENTUDE: ESPORTE E CULTURA NO ENFRENTAMENTO DAS DROGAS
3 - SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
4 - GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA: A PESCA COMO UMA ALTERNATIVA VIÁVEL

Fica decido pela Executiva que na próxima reunião do Diretório será feita a discussão final, como datas e planejamento geral do seminário.

Ainda pensando em 2012, a Executiva cria a " COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DAS PRÉ-CANDIDATURAS À PREFEITO PELO PT", que será composta por:
02 representante de cada pré-candidato
02 membros da Executiva (Chiquinho Bezerra e Francisco Eurivan)
Presidente do PT - Sérgio Araújo

Esta comissão tem como um de seus principais objetivos, fazer o diálogo com os pré-candidatos, visando a unidade entre ambos, para que os mesmos possam está juntos em um mesmo projeto nas eleições em 2012.

LISTA DE FILIADOS HOLOGADOS NA REUNIÃO DA EXECUTIVA MUNICIPAL EM 25 DE AGOSTO DE 2011.


PARTIDO DOS TRABALHADORES DE ICAPUÍ
LISTA DE NOVAS FILIAÇÕES

FILIAÇÕES HOMOLOGADAS EM: 25 DE AGOSTO DE 2011.

1 – JOSÉ OCEANO DA COSTA (SERRA DA MUTAMBA)
2 – ALDZUIR DAMIÃO REBOUÇAS JÚNIOR (AV. ENOQUE CARNEIRO)
3 – SELMA MARIA DE ARAÚJO (VILA JARDIN PARAÍSO)
4 – REJANE FERREIRA GOMES (VILA JARDIN PARAÍSO)
5 – FRANCISCA FERREIRA DA COSTA (RUA DOS TEIXEIRA)
6 – FRANCISCO JOSÉ REBOUÇAS DA SILVA (OLHO DÁGUA)
7 – SILVANGELA MARIA REBOUÇAS (SERRA DO OLHO DÁGUA)
8 – ANTÔNIO ALLAN DA SILVA (SERRA DA MUTAMBA)
9 – ISABEL DA COSTA REBOUÇAS (AV. ENOQUE CARNEIRO)
10 – DANIELA DA COSTA REBOUÇAS (AV. ENOQUE CARNEIRO)
11 – ISABELA DA COSTA REBOUÇAS (AV. ENOQUE CARNEIRO)
12 – GERALDO FERREIRA NETO (AV. ENOQUE CARNEIRO)
13 – FRANCISCO FERREIRA FILHO (RUA DOS TEIXEIRAS)
14 – CARLOS DJERSON DA SILVA SANTOS (PRAIA DE BARRINHA)
15 – JOSÉ RODRIGUES DE OLIVEIRA (RUA DOS PORFÍRIOS)
16 – JOSÉ MAILSON DA COSTA (SERRA DA MUTAMBA)
17 – ANTÔNIA GRAÇA DA COSTA (SERRA DA MUTAMBA)
18 – ANTONIA ALINE COSTA SILVA (SERRA DA MUTAMBA)
19 – ALEXANDRE JOEL REBOUÇAS DE SOUSA (AV. EZAU LACERDA)
20 – MARIA DAS GRAÇAS DA COSTA (SERRA DA MUTAMBA)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

VEREADOR JERÔNIMO LUTA PELA REALIZAÇÃO DE CONCURSO NA CÂMARA DE VEREADORES.


CONCURSO DA CÂMARA - OPORTUNIZANDO NOVOS HORIZONTES


Nesta sexta-feira, 19 de Agosto de 2011, a Câmara Municipal de Icapuí votou o projeto de lei N° 007/2011 que cria os cargos de provimento efetivo e autoriza o concurso público da referida Câmara, esse ato tem um grande significado para nossa sociedade, tanto no sentido político como administrativo. Faz-se necessário observar que esse concurso não está somente oportunizando mais pessoas a entrarem no mercado de trabalho com uma estabilidade profissional, coisa que no nosso município está sendo necessária para nossos jovens, mas principalmente está se mostrando que os acordos firmados na política devem ser cumpridos. Foi uma determinação dos vereadores que compõem a atual bancada, que teríamos como meta maior a realização desse concurso, e, essa não foi uma tarefa fácil, basta ver que já estamos na sétima legislatura e só agora conseguimos tal feito.
Mas por qual motivo é tão complicado acontecer concursos públicos nas câmaras municipais e prefeituras do nosso país? Sabemos que assim como os Prefeitos de uma cidade, os Presidentes de câmaras também têm em suas mãos, o poder e o dever de escolher o corpo de funcionários necessários para suas administrações, e, esse poder virou moeda de troca por votos na hora das campanhas eleitorais, se tornando praxe vermos a cada nova eleição de uma mesa diretora a demissão da maioria dos funcionários que prestam serviços nessas casas legislativas. Com a efetivação dos concursos se acabam, ou no mínimo, se inibe mais essas ações tão maléficas para qualquer processo eleitoral democrático.
Quando falo do grande significado desse concurso, é no sentido da renovação política, não somente renovação de nomes, mas sim de atitudes, de práticas. Nós que fazemos a atual câmara de vereadores, principalmente a atual mesa diretora; Presidente – Manoel Jeová; Vice – presidente – Gilson de Oliveira Segundo e Secretário – Jerônimo Reis; Temos procurado, desde o inicio desse mandato, fazer na prática aquilo que tanto pregamos ou criticamos, foi assim na composição das mesas diretoras onde fizemos uma renovação de 100% dos integrantes, dando uma clara demonstração de democracia e compromisso na construção das mudanças que se fazem necessário, como agora na realização do concurso. Somos conscientes de que temos muito que avançar, principalmente na fiscalização com mais eficácia do executivo e das obras, mas estamos demonstrando que é possível se construir uma relação de confiança e comprometimento sem que seja necessário se corromper ou ser corrompido. Precisamos agora que a sociedade como um todo, se sinta parte integrante desse processo e saiba distinguir aqueles que querem construir um processo com transparência e democracia daqueles outros que só enxergam no assistencialismo ou no dinheiro, as maneiras corretas de conseguir um cargo eletivo e ainda tirando da sociedade a vontade de construir sua história de maneira coletiva e organizada, para a superação de suas adversidades.


PT: UM PARTIDO ORGANIZADO.







Coerente com a Reforma Política, aprofundar a participação dos filiados, por Paulo Bezerra

O PT é reconhecido por toda a sociedade como o mais organizado, e militante entre os partidos brasileiros.
Sempre estivemos a frente do processo de organização partidária, no inicio construímos uma estrutura a margem da oficial com nossos núcleos, zonais e participação direta de nossos filiados, era uma estrutura para dar vez e voz aos trabalhadores e furar o cerco oficial da política conservadora que impedia um partido como o PT de existir,isto foi fundamental para construirmos nossa história destes 31 anos.
Hoje estamos novamente à frente, quando impulsionamos a reforma política e quando organizamos este amplo debate sobre nossos estatutos. O que manter e o que mudar para que continuemos sendo referência para a democracia que queremos? E para que sejamos coerentes com as propostas de reforma política que defendemos, como voto em lista, financiamento publico e fidelidade partidária, devemos aperfeiçoar em nosso estatuto a participação dos filiados nos processos decisórios do PT Para tanto devemos observar algumas práticas em relação a nossa base social e a nossos filiados.
O momento de maior participação dos filiados em nossa vida interna se dá hoje através do PED, que acontece de dois em dois anos, onde nossos filiados são chamados ou levados a participar ,em muitos casos de maneira pouco politizada, o que importa é a quantidade que cada chapa tem capacidade de mobilizar, ficando em segundo plano os métodos e os custos dessa operação. E todos sabem que tais práticas, não contribuem para a construção de militantes petistas. Ao contrário, reforça práticas comuns aos partidos conservadores e clientelistas, nos quais o filiado é visto como instrumento de legitimação destas mesmas práticas.
Em relação ao funcionamento do PT merece destaque a situação das instâncias de base nas quais os laços com os filiados tem sido eventuais. Outros espaços de participação são as atividades dos mandatos parlamentares que atingem os militantes que via de regra ocupam posição na estrutura partidária, nos mandatos parlamentares e no poder executivo os setoriais e finalmente as eleições oficiais, quando uma parcela importante de nossos filiados tem uma grande participação.
Neste caso prevalece uma relação de assalariamento temporário pelos comitês eleitorais de nossos candidatos.
Para superarmos esta realidade, aperfeiçoarmos nossa democracia interna e sermos coerentes com a nossa defesa da Reforma Política, que entende o partido como uns dos elementos centrais da democracia deveram reforçar e qualificar nossa própria estrutura partidária.
Entendemos que esta qualificação é do interesse da maioria do PT, e devemos buscar mecanismos para avançar a nossa cultura de participação, que na prática signifique uma mudança de qualidade em nossa experiência.
Sabemos que essas mudanças devem se expressar em nosso estatuto como medidas concretas, fortalecendo a democracia e transformações na cultura política do PT e do país.
Para tanto devemos incentivar a presença dos filiados como sujeitos ativos da ação politica de maneira a permitir sua politização e protagonismo Nesse sentido devemos oferecer um processo de formação aos filiados que sirvam como instrumento desta politização.
Para garantir que todos (mandatos, correntes, lideranças)tenham interesse nesta mobilização nada melhor do que dar poder aos filiados de maneira a empoderá-los fortalecendo o PT.
Neste sentido é que propomos como emenda aditiva a nosso estatuto a criação de ciclos de formação – constitutivos da Jornada Nacional de Formação com a participação de até 200 filiados, organizados sob responsabilidade dos diretórios municipais. Os DMs terão a tarefa de centralizar e mensurar a participação dos filiados em 04 atividades anuais obrigatórias (ciclos da JNF),que serão planejadas pelo DN e organizados pela Escola de Formação. Os ciclos da Jornada deverão se constituir em espaços de formação comuns a todo partido.. Para que o filiado se credencie a votar e ser votado em nossas instancias deverá ter a presença ,no mínimo em duas atividades anuais.
Outra alteração a ser introduzida em nosso estatuto é a obrigação de nosso partido oferecer a todos os filiados, participantes deste processo interno, um periódico bi-mensal de responsabilidade do DN. Esta é uma ausência sentida por todos, pois, embora a internet seja um forte instrumento de informação que devemos recorrer permanentemente, não substitui o material impresso como ferramenta de trabalho de nossos militantes. Tanto assim que todas as correntes internas do PT e demais partidos de esquerda, muito menores do que o PT, mantém seus órgãos de impressa.
Outra emenda no sentido de valorizar a nossa politização, determina que nossa Escola Nacional de Formação, seja inserida em nosso estatuto como estrutura permanente do Partido, com fundos e mecanismos de funcionamento, tal qual decidido pelo Diretório Nacional, , que lhe dê condições de cumprir com sua função de geradora e disseminadora de nossa política.
As propostas apresentadas neste texto vão no sentido de debatermos os méritos de nosso diagnóstico sobre a participação dos filiados. As formas aqui sugeridas não devem ser vistas como definitivas e sim como referências para iniciarmos o debate.
Texto preliminar do debate sobre reforma estatutária.
Paulo Bezerra
PT – São Paulo

UM GOVERNO COMPROMETIDO COM O NORDESTE. PARABENS DILMA!


Norte e Nordeste comemoram ampliação do ensino técnico e universitário
Governador da Bahia, Jacques Wagner e o presidente do PT estadual, Jonas Paulo. (Fotos e arte - PT)

O governador Jaques Wagner e o presidente do PT da Bahia, Jonas Paulo, ressaltam que antigamente era preciso mudar de estado para estudar.


Os estados do Norte e Nordeste também comemora o plano de expansão da educação superior e tecnológica, que é uma das marcas do governo petista. Segundo o ministro da educação, Fernando Haddad, “ao longo do governo Lula conseguimos expandir de 45 universidades em 2002 para 59 universidades. Agora, Dilma Rousseff anuncia mais 4 universidades, duas na Bahia, uma no Ceará e uma no Pará.”, diz.
A expansão é motivo de orgulho para Jaques Wagner, o governador da Bahia. “Essa é a marca do nosso jeito de governar. Para dar um exemplo, nós tínhamos ao longo de 60, 70 anos apenas uma universidade federal na Bahia, a UFBA. De oito anos e meio para cá, nós saímos de uma para cinco universidades. Fora vários campus, que estamos fazendo estações das universidades já existentes”, diz. 

Para o presidente do PT da Bahia, Jonas Paulo, o Estado é marcado pela cultura dos pais mandando os filhos estudarem em outros estados: “Aqueles que não conseguiam estudar em Salvador iam para Brasília, para o Rio de Janeiro, para São Paulo. Hoje tem a oportunidade em todo Estado. Essa é uma grande conquista, nós estamos de fato extremamente alegres com a liderança do nosso governador Jaques Wagner”, diz o presidente do PT da Bahia.
“Os números falam por si. Nos próximos quatro anos, meu governo entregará 208 novos Ifets. Quando chegarmos em 2014, o Brasil terá 500 Ifets. É um número muito importante para o país, que não quer mais ser um país aquém do potencial da população”, destacou Dilma Rousseff no lançamento das ampliações, no início da semana passada.
Garantindo o estudo nos estados em que a educação foi historicamente ignorada, o ministro Fernando Haddad explica, “vamos promover a formação de profissionais qualificados e potencializar a função social como instrumentos de superação da miséria e redução das iniquidades sociais e territoriais”.

(Gustavo Serrate - Portal do PT)
←  Anterior Proxima  → Inicio

Seguidores

Total de visualizações