Tecnologia do Blogger.

Header Ads


quinta-feira, 28 de julho de 2011

ENTREVISTA COM NETO REBOUÇAS PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE ICAPUÍ PELO PT

1) Quem é o cidadão?
Francisco de Oliveira Rebouças Neto, conhecido por NETO REBOUÇAS, Filho de José Maria, pescador e padeiro, e Raimunda Gama, dona de casa. Tenho três irmãos sendo:Caetano, João Maria e Juliano. Nasci em Icapuí – CE, em março de 1969. Casado com a Professora Rosiane Ferreira e pai de Gabriel. Formado em Administração de Empresas pela UERN. Comecei a trabalhar desde muito cedo em diversas áreas, como: Comércio, pesca e Educação (como professor das escolas Mizinha e Gabriel). Na Prefeitura Municipal de Icapuí, atuei como Diretor de Desenvolvimento Econômico na gestão de Zé Airton e chefe de gabinete, na gestão de Dedé Teixeira. Atualmente sou Secretário de Ciência, Tecnologia, Trabalho e emprego da Prefeitura Municipal de Maracanaú, município de 220.000 habitantes da região metropolitana de Fortaleza. Sou Empreendedor social da Rede Mundial de Empreendedores – ASHOKA, uma ONG internacional que seleciona pessoas que desenvolvem trabalhos em suas comunidades, gerando impactos de transformação social. Na área política, tenho curso de Formação de Governantes pela Escola de Governantes do Estado do Ceará.

2) Por quais motivos o senhor pretende ser prefeito de Icapuí?
A minha pretensão de ser candidato a prefeito de Icapuí se deu já em 2004, quando fui escolhido democraticamente pelos filiados do Partido dos Trabalhadores - PT, como candidato. Já nessa época tinha a clareza de que o município de Icapuí apesar de vir sendo governado por dois grandes gestores – Zé Airton e Dedé – que avançaram, principalmente, nos setores de saúde, educação e infra-estrutura do município, teria que avançar numa gestão verdadeiramente inovadora e participativa, voltada principalmente, para o desafio do desenvolvimento econômico e sustentável, que possibilitasse a geração de trabalho e emprego para os nossos munícipes e o desenvolvimento de uma política pública de juventude (esporte, lazer, capacitação profissional, cultura etc).
Hoje a minha motivação é muito maior, pois vejo a nossa cidade em uma situação degradante em todas as áreas. Acho que o grande desafio do futuro prefeito de Icapuí, é inicialmente convocar todos os partidos políticos que desejam reerguer Icapuí, criando assim uma grande equipe suprapartidária para desenvolvermos uma gestão que inclua a população através de políticas públicas de saúde, Educação, Assistência Social e cidadania, Juventude, Meio ambiente, pesca, infra-estrutura, combate ás drogas e segurança pública.

3) O senhor se acha devidamente preparado para governar o nosso município?
Essa é uma pergunta que me sinto bastante a vontade em responder, pois estou seguro de que me encontro no melhor momento da minha vida pessoal e profissional. Conheço muito bem Icapuí, pois como falei anteriormente, participei ativamente do desenvolvimento desta cidade, como professor, integrante dos governos municipais anteriores e tenho clareza não só do que a cidade precisa, mas de como articular os recursos humanos e econômico-financeiros para desenvolver uma grande gestão.
Tenho sido abordado por algumas pessoas e até recebido algumas críticas por estar trabalhando em outro município. Quero salientar que quem foi escolhido para trabalhar pelo município é o atual gestor eleito pelo povo. No meu caso, como de tantos outros companheiros que tem a contribuir com o município, saímos por necessidade financeira e pessoal ou por desafio profissional. Fui convidado a trabalhar no município de Maracanaú e esta oportunidade foi extremamente valorosa me permitindo um crescimento pessoal e profissional muito grande. Mesmo tendo que trabalhar muito em Maracanaú para garantir os resultados que a gestão e o povo esperam, como por exemplo, trouxe para o município 125 novas grandes indústrias, gerando cerca de 40.000 emprego diretos, estou quase todos os fins-de-semana em Icapuí, porque apesar de muito me honrar em ser um dos melhores secretários daquele município, é em Icapuí que me sentirei verdadeiramente feliz, realizando uma grande gestão se assim o povo me der oportunidade.

4) Para o senhor, quais são os três maiores problemas que afetam a nossa população?
Na minha visão os três maiores problemas de Icapuí, são respectivamente: a saúde, pois evidenciamos falta de profissionais qualificados, equipamentos para exames e diagnósticos, medicamentos e, principalmente o funcionamento precário do nosso hospital e a desvalorização dos profissionais de saúde; a questão do desemprego onde não há nenhum projeto ou programa de geração de emprego e renda, inclusive os setores naturais que geram emprego como a pesca, o comércio e o turismo estão abandonados pela atual gestão; o terceiro maior problema no município de Icapuí é o tráfico e consumo de drogas. Apesar de entender que este é um problema nacional, vejo que no nosso município não tem se dado a devida importância para o enfrentamento deste problema que não é uma questão apenas de segurança, mas sim um problema de saúde pública.

5) Na condição de prefeito, qual seria a pauta de prioridades para Icapuí?
Inicialmente, temos que começar fazendo o que os grandes estudiosos denominam de “choque de gestão”, pois não imagino enfrentarmos os grandes desafios da saúde, educação, assistência social e cidadania e geração de emprego e renda, sem termos uma gestão planejada com os servidores motivados e capacitados e a população sendo convocada a participar ativamente das decisões.

6)Qual o seu compromisso como prefeito em relação ao segmentos sociais
a) Juventude?
Não se desenvolve uma cidade, sem que tenhamos um grande investimento na participação e formação da juventude. Há muito tempo se fala que a juventude é importante, é estratégica, mas muito pouco tem se feito pelos jovens. Um instrumento que não abrirei mão de criar no governo é a SECRETARIA DE JUVENTUDE, como um espaço indutor de uma política pública arrojada DE e PARA a juventude.

b) Pescadores?
A pesca em nosso município há alguns anos, vem em processo de declínio em todos os seus aspectos. Vou assumir esse tema como uma questão de governo. E para tanto, criarei uma GUARDA MUNICIPAL AMBIENTAL que tratará da fiscalização da pesca. Outra ação prioritária será desenvolver projetos alternativos para os pescadores e suas famílias, no sentido de diversificar e desconcentrar a pesca da lagosta (projetos de maricultura, indústria de beneficiamento do pescado, criação de peixe em cativeiro, capacitação para mulheres e filhos de pescadores em outros setores).

c) E Funcionários Públicos Municipais?
Não há gestão eficiente com funcionários públicos desmotivados. Inicialmente farei um recadastramento de todos os funcionários públicos concursados para avaliar o perfil de cada um deles, identificando suas habilidades em relação à função exercida. A partir daí desenvolveremos um PLANO DE CARGOS, CARREIRA E SALÁRIO, pois entendo que esse é o principal instrumento de valorização do funcionário público. Também terei como compromisso a realização de quantos CONCURSOS PÚBLICOS forem necessários, assim como o investimento na formação e capacitação da categoria.

7) Como prefeito de Icapuí, o que faria para enfrentar os desafios:
a) Das drogas?
A droga é um problema de toda a sociedade, não só do prefeito. Mas, obviamente que o prefeito é o principal articulador junto à sociedade e aos órgãos competentes para enfrentarmos este denominado “mal do século”. Como já disse anteriormente, tratarei este problema como um problema de saúde pública. Para tanto, teremos que investir em profissionais e programas que atuem exclusivamente na recuperação dos dependentes. Como forma de prevenção, teremos que dotar o município de Icapuí de infra-estrutura de esporte, lazer, cultura e instalação do ENSINO PROFISSIONALIZANTE em tempo integral e de forma integrada. Por fim, seremos implacáveis na cobrança por parte da polícia na repressão ao tráfico.

b) Desemprego?
Esse, com certeza é o desafio de qualquer gestor. Contudo conheço muito bem os caminhos para desenvolver uma política de geração de trabalho e renda em Icapuí, pois atualmente é o que desenvolvo em Maracanaú. Tenho feito articulações com a Associação dos Empresários do Distrito Industrial de Maracanaú e se tivermos em Icapuí uma legislação adequada ao desenvolvimento da atração de indústrias e uma gestão eficiente que transmita credibilidade junto aos empresários, não tenho dúvidas de que muitos dos empresários que já conversamos virão se instalar no município de Icapuí. Precisamos também incentivar o comércio, o turismo e principalmente, investir na capacitação e formação de nossa população.

c) Pesca Predatória?
Enfrentar os desafios da pesca predatória não é algo tão simples. Mas penso que o gestor tem que encarar isso de forma decisiva. Imbuído do sentimento de que é preciso resolver o problema, independentemente de prejuízos políticos, pessoais etc. Acho que é possível criarmos um movimento em Icapuí onde todos possam pescar. O gestor não pode deixar que este problema seja resolvido pelos Governos Estadual e Federal, pois a pesca é o principal sustentáculo econômico do nosso município. Vamos encarar e debater com todos os pescadores e modalidade de pesca de Icapuí uma saída para a pesca. Vamos lutar por novas concessões das licenças de pesca, pois acho um absurdo que muitos pescadores atualmente, mesmo estando pescando, não tiveram o direito ao Seguro-desemprego. E finalmente, a criação da Guarda Municipal Ambiental que é uma das estratégias para enfrentar o problema, pois trás a responsabilidade da fiscalização para o município.

8) Qual é a sua avaliação a respeito atual momento político-administrativo de Icapuí?
Acho que Icapuí atravessa a pior crise político-administrativa de sua história. Não existe gestão na cidade. A administração pública transformou-se numa empresa privada de uma família e seus amigos. O prefeito não mora na cidade, não reune sua equipe de governo, não despacha no gabinete. O patrimônio público como: veículos, prédios, terrenos e estradas, estão sendo dilapidados. Mas sem dúvida o maior crime cometido por essa gestão é ter tirado do nosso povo os princípios da ética, moralidade, auto-estima e da transparência.
Vivemos numa cidade sem rumo.
Gostaria de finalizar dizendo que se for escolhido pelo meu Partido para ser o candidato e pelo povo de Icapuí para ser o seu prefeito, reunirei todos os meus esforços para trazer a esperança de volta ao meu povo, fazendo a maior gestão que essa cidade já viu.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

OFICIALMENTE: GILSON DA PAZ DESFILIA-SE DO PSDB

Icapuí já há muito que respira ares de política no seu dia a dia, seja nas conversas trocadas por nossos trabalhadores, ainda de madrugada enquanto se dirigem para o local de trabalho em busca do sustento de suas famílias, ou mesmo nas rodas de bares formadas por aqueles que apreciam explorar as noites da nossa terra e aí o tom da conversa nem sempre é amistoso. A verdade é que poucos de nós ainda não fomos envolvidos ou até mesmo pressionados para explicitar qual o candidato ou quais os candidatos da nossa preferência, já que o assunto do momento é a sucessão do prefeito Edilson Cirilo.

Neste sentido, temos lutado incansavelmente, tanto quanto vereador como cidadão icapuiense e também quando represento o partido dos trabalhadores, na construção de uma frente ampla, não só para fazer a discursão, mas para ser protagonista na formação das chapas majoritária e de vereadores que disputarão o pleito em 2012, e, além dos partidos que sempre se posicionaram como oposição ao atual governo municipal algumas lideranças terão um papel decisivo neste processo, como é o caso do Ex. Vice prefeito Gilson da Paz.

Descrevo como um ato de coragem e sensatez por parte dele, e, de grande significado para o município de Icapuí a sua desfiliação do PSDB, considero uma perda irreparável para o Partido da Social Democracia Brasileira, visto que o Sr. Gilson da Paz construiu uma história de sucesso e fidelidade neste partido e se tornou, juntamente com sua família, um ícone da política Icapuiense. Esse ato dá uma sinalização muito positiva de alinhamento e fortalecimento a essa “frente oposicionista” que buscamos solidificar e entendemos ser a saída politico-administrativa que o povo de Icapuí necessita neste momento. Outros atos acontecerão e outras lideranças virão fazer parte deste processo, e no final todos aqueles que querem ver nosso município com uma administração mais participativa, transparente e inclusiva, juntos estarão.


terça-feira, 19 de julho de 2011

O DEPUTADO TÉO MENEZES (PSDB), APOIADO PELO VEREADOR LACERDA NAS ELEIÇÕES DE 2010, SE ENVOLVE EM POSSÍVEL ESQUEMA DE CORRUPÇÃO.



O presidente do PSDB no Ceará, Marcos Cals (PSDB), acredita que pode ter havido influência do deputado estadual Téo Meneses (PSDB) na celebração do convênio entre a Secretaria de Cidades e a Associação Cultural de Pindoretama para a liberação de R$ 400 mil destinados à construção de banheiros que até hoje não viraram realidade. Isso porque Téo é um dos tucanos aliados ao Governo do Estado, segundo Cals, o que torna “natural” o fato de ele possivelmente ter procurado a Secretaria de Cidades para viabilizar a celebração do convênio.

“Se a presidente da Associação (Renata Guerra) tem vínculo com o deputado (Téo Menezes) mas por outro lado ela faz um trabalho social, ela pode dizer pro Téo que entrou com pedido na Secretaria de Cidades para beneficiar a comunidade. Ela pode pedir pra ele ir lá ajudar a liberar os recursos. Nada mais legítimo que ele tenha influência nisso, já que ele é o deputado que representa aquela região”, opinou Marcos, ressaltando não ter conhecimento de nenhuma informação sobre o assunto além das divulgadas pela imprensa.

Conforme O POVO mostrou no último sábado, Téo Menezes recebeu dinheiro doado pela presidente da Associação Cultural de Pindoretama, Renata Guerra, para sua campanha de deputado estadual em 2010. Na última sexta-feira, a executiva estadual do PSDB se reuniu e deliberou entrar com pedido de investigação na Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap).

Segundo Cals, o partido solicitou a investigação sobre todos os todos os convênios feitos pela Secretaria de Cidades nos últimos 36 meses. Apesar de não considerar “necessariamente comprometedor” o fato de Téo ter recebido dinheiro de Renata para sua campanha, Cals defende que as investigações sejam feitas com rigor.

Desde o último sábado, O POVO tenta contato com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Teodorico Menezes (pai de Téo), Téo Menezes e Renata Guerra. Por telefone, Teodorico se recusou a falar e disse que Téo também não falaria. Por e-mail, Téo e Renata não responderam aos questionamentos enviados.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Téo Menezes é citado no escândalo dos banheiros por ter recebido dinheiro de Renata Guerra para campanha eleitoral. O fato de Renata ter sido nomeada para o TCE levanta suspeita sobre o deputado e sobre o órgão.

Matéria tirada do Jornal O Povo.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Programação musical já confirmada



Multidão cantando junto com o Biquini Cavadão no 8º Acampamento 2009 Foto: José Vital - TEIA DIGITAL


Pra quem está louco pra saber quais as bandas e quais artistas vão se apresentar no Acampamento, a primeira lista de atrações já está liberada.
Nos dias 29, 30 e 31 de Julho, Tremembé vai arder ao som do 9º Acampamento Latino Americano da Juventude de Icapuí. Veja abaixo as atrações musicais já confirmadas.

Sexta-feira - 29 de julho de 2011

Alan Barboza (Barreiras, Icapuí)

Panth e as Rochas

Preta Gil - Rio de Janeiro

Andrew Tosh - Jamaica

Sábado - 30 de julho de 2011

Reldon (Redonda, Icapuí)

Maracat (Fortaleza)

Cidade Negra (Rio de Janeiro)

Banda Acampamento (Fortaleza)

Domingo - 31 de julho de 2011

Swingão The Clapton (Icapuí)

Banda Show Time (Fortaleza)

E você, já fez sua inscrição para acampar? Tá esperando o que pra arrumar sua barraca, juntar a galera e ir curtir esta festa em Icapuí?

Nova infraestrutura do Acampamento

A área foi ampliada, muitas novidades e grandes investimentos para oferecer a melhor estrutura para 9º Acampamento, com o intuito de trazer mais conforto aos visitantes.

O aumento dos investimentos em infraestrutura deve ampliar ainda mais o público que vem prestigiando o Acampamento Latino Amaricano ao longo destes anos. O espaço para as participantes do evento que optam por acampar em barracas, a chamada área dos acampados, mudou para melhor. A praia de Tremembé, foi explorada ao máximo em busca do local ideal para abrigar as barracas. “Encontramos um espaço urbanizado, com gramado ao redor de um lago e decidimos reservá-lo para quem vai acampar”, diz o arquiteto Ricardo Santana responsável pela infraestrutura do evento.

A expectativa da organização é que este ano supere 2009, tanto em número de participantes, de visitantes quanto na melhoria dos serviços. Nesta edição do Acamapamento, existe uma grande preopcupação com a melhoria das condições de localização para os participantes. As tendas que abrigam as barracas e protegem do sol, foram modernizadas e planejadas para oferecer maior conforto e espaço.

O 9º Acampamento basicamente dividido em dois espaços: habitação e lazer. A organização do evento conta com uma recepção que controlará a entrada e saída dos participantes, praça de alimentação, chuveiros ao ar livre e privados, banheiros químicos. Uma boa novidade: disponível para o público, banheiros adaptados para cadeirantes, uma das principais preocupações de Dedé Teixeira, idealizado e principal realizador do Acampamento. E as novidades não param por aí. Além das tradicionais barraquinhas que vendem lanches e refeições, haverá tenda eletrônica, stand de exposições, oficinas e debates. E, claro, o Palco Latino, onde acontecem os grandes shows de artistas nacionais e locais.

Fonte: Site oficial www.acampamentoicapui.com.br

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Ex-presidente Lula lança portal na internet

Ex-presidente Lula lança portal na internet

O Instituto Cidadania lançou nesta sexta-feira (15) um site para divulgar as atividades e projetos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Disponível no endereço www.icidadania.org, o site entra no ar com mais de 50 notícias, além de vídeos, fotos e discursos na íntegra. Sediado em São Paulo, o Instituto Cidadania foi onde Lula debateu e elaborou com toda a sociedade propostas de políticas públicas antes de ser eleito presidente em 2002. Hoje, ao sair da presidência, é o espaço onde está sendo criado o Instituto Lula, voltado para causas políticas e sociais no Brasil, África e América Latina.
“O Brasil vive um momento de ouro, continua vivendo um momento extraordinário, e eu espero poder conversar com vocês daqui para frente neste pequeno espaço.”, afirma Lula no vídeo.

Veja, abaixo, uma mensagem do ex-presidente para dar boas-vindas aos internautas:
















Assim como o momento atual do instituto, o site é apenas o começo de novas iniciativas políticas e de comunicação.

“[Vamos] tentar trabalhar a questão da integração, tentar trabalhar as experiências de políticas sociais bem-sucedidas. Não que a gente vá querer ensinar aos outros o que eles têm que fazer, porque isso não deu certo em lugar nenhum do mundo. O que queremos é mostrar como fizemos as coisas no Brasil e, quem sabe, adequando à realidade deles, com a vontade cultural deles, com a vontade política deles, isso possa ser aplicado em outros países”, diz o ex-presidente.

Todas as informações divulgadas no site Instituto Cidadania são licenciadas sob Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil, que permite a reprodução do conteúdo desde que seja citada a fonte. São exceções a essa licença apenas as informações reproduzidas de outras fontes.

Acesse o site do Instituto Cidadania:
http://www.icidadania.org

PT debate participação popular e democratização da banda larga

O “Plano Nacional de Banda Larga: Impactos Políticos, Econômicos e Sociais”, teve a segunda fase de debates no Partido dos Trabalhadores.

Participam da Mesa: Dirigentes Nacionais e Estaduais do PT, Setoriais, Militantes Petistas de Movimentos Sociais Nacionais, Parlamentares e integrantes petistas do Governo Federal.

O debate foi centrado na contribuição do PT na concepção do Plano Nacional de Banda Larga; na utilização da plena potencialidade do Plano para o incremento de políticas de participação popular, na transparência e controle social de políticas públicas na capacitação de militantes dos movimentos sociais para sua utilização nos seus processos de organização, formação, comunicação e mobilização.

 A II Mesa de Controvérsias e Convergências foi promovida pela Secretaria Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais e a Secretaria Nacional de Comunicação do PT. (Redação Portal do PT)

Deputado do PT afirma que o partido elegerá o futuro Prefeito de Icapuí

Interior também – Quem conversa com o Líder do Governo Antonio Carlos, pode se contagiar com seu otimismo. Admite que o PT fará muito mais prefeitos que os 15 que elegeu em 2008. Ressalta que a bancada federal composta pelos deputados José Guimarães, José Airton Cirilo e Eudes Xavier, além do senador José Pimentel, tem trabalhado muito pelos municípios cearenses e, portanto, “acreditamos sim no aumento do número de prefeitos”. Afora Senador Pompeu, onde o prefeito Antonio Teixeira tem seu nome envolvido em denúncias, admite Antonio Carlos, que o PT elegerá os futuros prefeitos de: Acaraú, Amontada, Barbalha, Cascavel, Juazeiro do Norte, Mauriti, Meruoca, Morrinhos, Palmácia, Paramoti, Quixadá, Salitre, Senador Pompeu, Umari, Icapuí, afora outros.
 

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Dedé Teixeira ressalta políticas de apoio à agricultura familiar

Dedé discursou no Primeiro Expediente Foto: Agência de Notícias da ALEC

Deputado discursou no Primeiro Expediente da sessão desta quarta sobre o Grito da Terra Brasil 2011

A agricultura familiar avança no Brasil com o apoio cada vez maior do Governo Federal, pontuou o deputado Dedé Teixeira (PT), em seu pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (13/07). Prova disso, segundo ele, foi o lançamento realizado ontem (12/07) do novo Plano Safra da Agricultura Familiar pela presidente Dilma Rousseff.

De acordo com Dedé Teixeira, o Plano traz como novidade a política de garantia de preços mínimos que terá R$ 300 milhões neste ano, para diminuir a volatilidade nos mercados regionais e contribuir para a formação de custos nos principais centros de produção da agricultura familiar no País.

“O preço mínimo será o mesmo, porém, com três modalidades de negócio que permitirão acesso mais fácil às famílias agricultoras. Um deles é a compra pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com uma verba direcionada apenas aos agricultores familiares”, citou.

O parlamentar destacou ainda as ações de assistência técnica e extensão rural que serão instrumento da política de combate à miséria, lançado este ano pelo Governo Federal. Uma das metas é levar atendimento a 10 mil jovens na área rural e para 90 mil famílias em condições de extrema pobreza. “O foco na juventude se justifica porque 40% dos 16,2 milhões de extremamente pobres têm menos de 14 anos”, disse.

Outra iniciativa governamental que Dedé Teixeira considerou vitoriosa é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que será ampliado na gestão de Dilma Rousseff em R$ 194 milhões. Segundo o parlamentar, o PAA investiu em sete anos mais de R$ 3,5 bilhões na aquisição de aproximadamente 3,1 milhões de toneladas de alimentos para uma média de 160 mil agricultores familiares, por ano, em mais de 2,3 mil municípios brasileiros.

“O Plano garante acesso a alimentos em quantidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional. Tem o objetivo também de contribuir para formação de estoques estratégicos”, completou o deputado.

Dedé Teixeira lembrou que nesta quarta-feira, durante o segundo expediente da sessão plenária, a Assembleia Legislativa receberá trabalhadores rurais do Estado para discutir políticas de melhoria e apoio ao campo dentro da proposta do Grito da Terra. O debate, solicitado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraec), objetiva apresentar aos deputados e à sociedade a luta dos trabalhadores rurais e cobrar a formulação de ações, programas, projetos e políticas públicas, que fortaleçam a agricultura familiar e promovam o desenvolvimento rural.

A mobilização nacional é feita desde 1995 pelo movimento sindical dos trabalhadores rurais brasileiros e reuniu em sua 17ª edição realizada em maio passado, em Brasília, cerca de seis mil pessoas. O objetivo é discutir políticas de combate à pobreza rural e à desigualdade de gênero, além do fomento da geração de renda e da sustentabilidade social e ambiental.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa



Confira a seguir a íntegra do pronunciamento:



“Discurso do Deputado Dedé Teixeira (PT)

Data: 13/07/2011

Assunto: Grito da Terra 2011



Senhor Presidente,

Senhores deputados, senhoras deputadas,

Telespectadores e Ouvintes da TV e da FM Assembleia,

Imprensa aqui presente,



Boa tarde.



É com imenso prazer que esta Assembleia abre hoje suas portas logo mais no Segundo Expediente para receber os trabalhadores da agricultura, principalmente os da agricultura familiar, aqui no Plenário 13 de Maio, para debater a pauta do Grito da Terra Brasil 2011 em nível estadual.

Mobilização que começou ontem aqui em Fortaleza com a participação representativa de delegações de todo o interior do Estado.

A presença do movimento dos trabalhadores rurais neste Parlamento não será sem razão. Como caixa de ressonância dos anseios da população cearense, é justo, para não dizer imperativo, que esta Casa sedie hoje este importante debate sobre as reivindicações da classe. Afinal, nunca é demais lembrar, por exemplo, que a agricultura familiar produz 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, responde por mais de 74% do pessoal ocupado no campo e por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Aqui nesta Assembleia, por isso os trabalhadores terão sempre espaço assegurado e apoio político para lutar por melhorias nas suas condições de vida e trabalho. Da mesma forma, através dos dispositivos de comunicação desta Casa e da imprensa que aqui faz a cobertura diária, certamente a mensagem daqueles responsáveis por nos alimentar chegará a um conjunto maior da sociedade cearense.

O Grito da Terra Brasil 2011 está consolidado definitivamente no calendário de luta dos trabalhadores rurais cearenses e brasileiros. Uma das maiores atividades de massa que o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais realiza, anualmente, desde 1995, o Grito da Terra é momento em que se apresenta aos Governos Federal, Estaduais e Municipais, um conjunto de reflexões, reivindicações e anseios gerados a partir das necessidades da agricultura familiar brasileira.

As políticas públicas hoje praticadas pelos poderes públicos para a agricultura familiar são frutos incontestáveis de mobilizações como as do Grito da Terra Brasil. E aí está a maior prova disso, a existência do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), instituído pelo Governo Federal. O mesmo é fruto dessa luta histórica do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais brasileiro.

Em maio ocorreram as atividades da 17ª edição do Grito da Terra Brasil. Inúmeras delegações de todos os estados brasileiros desembarcaram em Brasília para os dois dias de mobilizações por avanços concretos na agricultura familiar. Entre 5 e 6 mil pessoas compareceram à manifestação, que visa o combate à pobreza rural e à desigualdade de gênero, além de fomento para a geração de renda e para a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Aqui, a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado é a responsável pela mobilização no plano do Ceará.

Senhores e senhoras presentes, o Grito da Terra 2011 aqui no Ceará acontece em um momento deveras oportuno, para não dizer, especial. Ontem, como todos vimos, ao discursar por ocasião do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2011-2012, em Francisco Beltrão, no Paraná, a presidenta Dilma Rousseff disse que “o Brasil deve se orgulhar muito de seus agricultores familiares”.

Ao falar sobre o momento positivo que vive a agricultura familiar brasileira, a presidente Dilma fez um lembrete importante. Toda essa conjuntura favorável que possibilitou ao Governo lançar ontem o Plano Safra com tantas novidades importantes se deve à política iniciada em 2003 pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Quando assumiu o governo naquele ano, Lula já se postou de forma inarredável como grande defensor da agricultura familiar. Foi em 2003 que, pela primeira vez, o governo buscou uma política de plano de safra que contemplasse cada vez mais os interesses dos agricultores. Esta foi uma herança bendita, como bem classificou a presidenta.

E não é para menos. Quando da realização do Grito da Terra em maio, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch, afirmou que o intuito do ato este ano é “melhorar as atuais políticas públicas já existentes para o campo”.

De fato, o Plano Safra da Agricultura Familiar lançado ontem contém ainda mais avanços na política governamental para o setor.

O Plano traz como novidade a Política de Garantia de Preços Mínimos para a Agricultura Familiar (PGPM-AF). Neste ano, o setor contará com 300 milhões de reais para diminuir a volatilidade nos mercados regionais e contribuir para a formação dos preços nos principais centros de produção da agricultura familiar.

O detalhe é que preço mínimo será o mesmo, porém, com três modalidades de negócio que permitem um acesso mais fácil às famílias agricultoras.

O primeiro deles é a compra pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com uma verba direcionada apenas a agricultores familiares.

A segunda é o governo sinalizar ao mercado que pretende fazer valer o preço mínimo passando às cooperativas uma opção de venda. Se o mercado estiver pagando mais na época determinada pelo contrato, o agricultor pode vender livremente, mas se estiver mais baixo ele poderá fazer valer a opção.

A terceira modalidade é efetuar a compra quando um produto estiver a preços baixos com apoio de empresas e cooperativas, que farão a compra pelo governo.

O Plano Safra da Agricultura Familiar, senhores e senhoras presentes, além de aumentar a capacidade e qualificar os investimentos, com redução das taxas de juros e aumento dos limites e prazos para pagamento dos financiamentos, promove a inclusão produtiva de agricultores familiares em situação de pobreza extrema, ampliando no meio rural o alcance das ações do Plano Brasil Sem Miséria.

O ponto forte, senhor presidente, está na área dos recursos financeiros. A agricultura familiar terá à disposição, no Plano Safra 2011-2012, 16 bilhões de reais do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Deste total, R$ 8,3 bilhões serão destinados a operações de custeio e R$ 7,7 bilhões de investimento, que terão juros reduzidos de 4% para 2%. Para empréstimos de até 10 mil reais por ano por agricultor pelo Programa Mais Alimentos, a taxa máxima será de 1%.

O limite de financiamento de contratos de investimento foi ampliado para até R$ 130 mil. E o microcrédito produtivo rural terá o limite de crédito ampliado de R$ 2 mil para até 2.500 reais por operação, sendo que o beneficiário pode acessar até três vezes o programa, totalizando R$ 7,5 mil.

Além disso, o Banco do Brasil (BB) destinou cerca de 45,7 bilhões de reais para operações de crédito rural na safra 2011-2012, volume 17% superior comparado à safra anterior. Desse total, R$ 10,5 bilhões vão financiar a agricultura familiar e R$ 35,2 bilhões vão atender aos agricultores empresariais e cooperativas rurais, um incremento de 20% e 16%, respectivamente.

Haverá ainda um incremento de 30% nos valores à disposição dos médios produtores rurais, que passará de R$ 3,9 bilhões para R$ 5,1 bilhões.

As ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) serão um instrumento da política de combate à miséria. No Plano Safra 2011-2012, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai levar o atendimento a dez mil jovens da área rural e para 90 mil famílias em condições de extrema pobreza. O foco na juventude se justifica porque 40% dos 16,2 milhões de extremamente pobres têm menos de 14 anos.

Já o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), outra iniciativa vitoriosa do Governo Lula em 2003, será ampliado no Governo Dilma em 194 milhões de reais este ano. Em 2010, foram executados R$ 655 milhões.

O PAA investiu, em sete anos, mais de R$ 3,5 bilhões na aquisição de aproximadamente 3,1 milhões de toneladas de alimentos por uma média de 160 mil agricultores familiares por ano, em mais de 2.300 municípios. A comida foi usada na merenda escolar, restaurantes populares, entidades assistenciais ou entregue a pessoas em situação de insegurança alimentar. Em média, os produtos abasteceram 25 mil entidades por ano, que atendem cerca de 15 milhões de pessoas.

Além da compra para instituições públicas e filantrópicas, será ampliada a participação de estabelecimentos privados, devido a um protocolo entre a União e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), assinado em junho.

O PAA, importante rememorar, garante acesso a alimentos em quantidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional. Tem o objetivo também de contribuir para formação de estoques estratégicos e permitir aos agricultores familiares que armazenem seus produtos para que sejam comercializados a preços mais justos, além de promover a inclusão social no campo.

E o último ponto do Plano Safra que nós gostaríamos de destacar, senhor presidente, diz respeito à segurança para quem produz alimentos para os brasileiros. Essa segurança foi ampliada no Plano Safra da Agricultura Familiar 2011-2012, pois a atividade agrícola corre o risco constante de perdas por conta do clima ou pragas.

O Seguro da Agricultura Familiar (Seaf) passa a cobrir até 4 mil reais da renda da família agricultora, mais 100% do valor financiado pelo Pronaf Custeio. E o valor de cobertura do Garantia-Safra aumenta para R$ 680 e terá maior número de cotas disponíveis para adesão: de 740 mil para 940 mil.

Com o perdão do tempo, julgamos importante fazer esse breve resumo sobre o Plano Safra para mostrar que a agricultura familiar é prioridade do Governo, mas também do Partido dos Trabalhadores que, liderado pelo presidente Lula e agora pela presidente Dilma, comanda este país.

Nenhum outro partido tem tamanha identidade com as lutas dos trabalhadores da agricultura familiar e fez tanto por eles quanto o nosso governo, do PT, está fazendo. E estamos fazendo não com políticas verticalizadas sem identidade com a ponta, com o pequeno produtor de tai importante papel. As políticas públicas para a agricultura familiar são transversais e com foco na redução da miséria, diminuição das desigualdades sociais e aumento da produtividade.

Embora as políticas públicas direcionadas à agricultura familiar venham avançando significativamente, ainda há muitos desafios a serem vencidos para a efetivação plena da cidadania no campo.

De compromisso reconhecido pelas próprias entidades representativas dos trabalhadores rurais, o Governo tem procurado estar sempre ao lado deles para buscar cada vez mais conquistas, respeitando as manifestações reivindicatórias com espírito democrático e atitude transparente.

E o Grito da Terra é um exemplo disso. A Contag, as Federações e os Sindicatos de Trabalhadores Rurais têm sempre assento garantido na mesa de negociação com o governo, assim como na formulação das políticas públicas para o setor.

Isto posto, os trabalhadores rurais mobilizados em todos os estados cumprem o seu papel de reivindicar mais justiça social no campo. Gostaria de dizer, assim, que nós continuamos firmes ao lado deles, compromissados com a luta que é, também, do nosso Partido dos Trabalhadores.

Entre os itens prioritários da pauta do Grito da Terra Brasil 2011, estão:

1) Assentar emergencialmente 150 mil famílias acampadas, e mais 20 mil famílias pela Política Nacional de Crédito Fundiário – PNCF, assegurando as condições necessárias para o desenvolvimento sustentável dos assentamentos rurais.

2) Garantir recursos necessários para a realização de todas as ações de reforma agrária e, emergencialmente, liberar os valores financeiros e os Títulos da Dívida Agrária, para permitir o imediato ajuizamento das ações nas áreas decretadas de interesse social e o pagamento das sentenças judiciais nos processos de desapropriação.

3) Intensificar a proposição de ações de desapropriação pelo não cumprimento de todos os requisitos da função socioambiental da propriedade, efetivando os instrumentos de fiscalização das áreas rurais priorizando, em 2011, a vistoria em pelo menos 5 milhões de hectares, e

4) Fortalecer o Incra, atualizando e revendo o seu papel, estrutura e normas operacionais para dar agilidade e eficiência à realização do ordenamento fundiário nacional e da política de reforma agrária,

além de outros pontos, num total de 22, que compõem a pauta do Grito da Terra este ano.

Em um ponto os trabalhadores haverão de concordar. Parafraseando o ex-presidente Lula, nunca antes na história desse país os trabalhadores rurais foram colocados no atual patamar de prioridade como de 2003 para cá.

E podem ficar certos de que esse processo deverá avançar, para o bem do povo brasileiro e para o desenvolvimento do nosso país.

Muito obrigado e VAMOS À LUTA!”

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Entrevista com a banda Cidade Negra


 


A equipe de produção do site oficial do Acampamento, encontrou-se com Toni Garrido, Bino e Lazão para uma entrevista.
Em clima de descontração os integrantes da banda Cidade Negra receberam nossa equipe com simpatia e disposição, em Fortaleza.

Assuntos como a história da banda, idas e vindas e motivos para continuar na estrada há tanto tempo, foram abordados por eles durante a conversa. Desde o começo cheio de dificuldades até momentos emocionantes, como serem reconhecidos e ovacionados numa praça pública em Cabo Verde foram alguns dos lances da entrevista.

Os três amigos mostraram-se bem entrosados e conhecedores dos propósitos do trabalho que realizam: levar uma música com conteúdo, com uma mensagem capaz de sensibilizar as pessoas tanto para as questões sociais e políticas quanto para o amor, a paz e a alegria.

Por cerca de vinte minutos, os três integrantes falaram muito descontraidamente sobre a expectativa do show na Praia de Tremembé e avisaram que vai ter surpresa no palco.

www.acampamentoicapui.com.br

segunda-feira, 11 de julho de 2011

O PRÉ-CANDIDATO MARCUS REBOUÇAS FALA SOBRE A SUA PRÉ-CANDIDATURA NO BLOG ICAPUÍ NA LINHA.



01 – Quem é o cidadão Marcus Rebouças?R – Sou Marcus Vagne Félix Rebouças, nasci e me criei aqui em Icapui, cidade da qual eu me orgulho muito e que tenho muito amor, nasci no pé-da-serra de Icapui, onde criei minhas raízes e que nunca abandonei, sou simples e humilde e aprendi isto com esse povo, sou filho de Neném de Pedro Amâncio e de Fátima de Geraldo Félix, minha mãe foi professora desde muito jovem, quando Icapuí ainda não era um município e contribuiu na formação de muitos filhos de Icapuí, como por exemplo posso citar o Deputado Federal José Airton, Deputado Estadual Dedé Teixeira, Iran Félix entre outros...


Tenho três filhos (Ian, Marcus e Matheus) e quatro irmãos (Marta Silêda, Mardônio, Magna e Maikon.



Sai da minha terra muito jovem para lutar e buscar trabalho, trabalho este que me fez hoje uma pessoa realizada financeiramente, gosto muito do trabalho, pois é ele que me dá dignidade e a possibilidade de poder ajudar as pessoas que necessitam, quero dizer que nunca abandonei Icapui, o meu trabalho não é aqui, mas isso nunca foi motivo para que eu pudesse me distanciar da minha terra, aqui estão meus amigos, minha família, meu pai, irmãos, tios, primos. A minha historia de vida sempre teve muito ligada á Icapui, tenho casa aqui e quero contribuir com o meu povo. Sou filiado ao Partido dos Trabalhadores a mais de 8 anos e me filiei por que acredito que esse partido tem muito a ver com o que eu acredito do trabalho, por que tem homens e mulheres que tem coragem e determinação para mudar o rumo da história e aqui quero fazer uma referência especial a pessoa que é meu exemplo de vida como pessoa política que tem determinação e que vai a luta sem medo, que e nosso querido Lula.



02 – Por quais motivos o senhor pretende ser Prefeito de Icapuí?R – Pretendo ser Prefeito para melhorar as condições de vida do nosso povo, pois vejo que tenho esta condições com minhas idéias e projetos que pretendo implementar. Incomoda-me profundamente ver a nossa gente perdendo qualidade de vida e sendo obrigada a sair do município em busca de sobrevivência em outros locais. Reúno as condições necessárias para ser prefeito da nossa cidade, pois tenho: Vontade de ajudar a resolver os problemas sociais; responsabilidade; honestidade; capacidade de observação; capacidade de distinguir prioridades; capacidade de organização; dinamismo; disciplina e espírito de liderança; capacidade de descentralizar as ações e uma vontade grande de ajudar principalmente aos que mais necessitam dos serviços públicos.03 – O Senhor se acha devidamente preparado para governar o nosso município?R – Sim, reconheço que a governança não é tarefa fácil, especialmente hoje com os vícios e desvios de condutas no trato das questões públicas, mas estou me preparando para encarar este desafio com seriedade, dignidade e principalmente com muito respeito ao povo que vai me eleger Prefeito da minha cidade. Como empresário sou bem sucedido, como homem de negócio estou realizado e me sinto a vontade de encarar a gestão pública com todos as dificuldades porem com a certeza de fazer uma boa gestão e poder ajudar aos meus conterrâneos. 04 – Para o Senhor, quais são as três maiores problemas que afetam a nossa população?R – Muitos são os problemas que enfrentamos hoje na nossa terra, mas para efeito de resposta a sua indagação vou priorizar alguns destes problemas. Primeiro é a baixa auto-estima do nosso povo, que no inicio tínhamos um grande orgulho de ser Icapuiense e não vejo mais este orgulho nos olhos da nossa gente. Segundo é a evasão dos nossos conterrâneos para outros locais em busca de sobrevivência e em terceiro é a falta de trabalho que proporcione a nossa população a sua sobrevivência com dignidade. 05 – Na condição de Prefeito, qual seria a pauta de prioridades para Icapuí?R – De todas as políticas públicas municipais a mais importante a nosso ver é a EDUCAÇÂO e SAÙDE, sei que constitucionalmente temos de investir pelo menos 25% das receitas municipais na educação e 13% na saúde e digo que nenhuma das duas alíquotas não é suficiente diante dos desafios da universalização e qualificação da educação e saúde, temos que voltar a investir pesado nestas áreas, na rede física, na qualificação dos professores e dos profissionais da saúde, na recuperação dos salários e de melhores condições de trabalho. A nossa juventude tem que ser preparada para ingressar no nível superior e ser qualificada para o mercado de trabalho. Na saúde temos que trabalhar preventivamente evitando a doença aumentando as equipes do programa saúde da família, fazer funcionar bem o hospital e os postos de saúde com médicos especialistas e ter remédios para distribuir conforme as receitas médicas. Fazer com que os agentes de saúde realizem um bom trabalho, enfim trabalhar com saúde preventiva.



06 – Qual o seu compromisso como Prefeito em relação aos segmentos sociais:a) Juventude? – Garantir educação de qualidade, lazer sadio e oportunidade de trabalho.b) Pescadores? – Garantir a inclusão destes profissionais nas políticas pública dos governos Federais, Estaduais e Municipais. Investir em qualificação destes profissionais para as novas tecnologias de pesca disponíveis; Introduzir a criação em cativeiro de peixes oceânicos com tecnologia já disponível no Ministério da Pesca ( Aqui em Pernambuco já temos viveiros com criação de beijupirá e de outras espécies); Migrar parte destes profissionais para outras atividades, capacitando-os e investindo em outros ramos de produção. Enfim possibilitar a estes profissionais novas perspectivas de sobrevivência sem sair do município. c) Funcionários Públicos? – Em primeiro lugar o funcionário público é um servidor público, isto é, da população que paga através dos impostos os seus salários sendo extremamente necessário buscar comprometer estes servidores públicos com os serviços prestados a esta população, porem para que isto aconteça com agilidade e eficiência é necessários termos servidores capacitados, recebendo salários dignos e principalmente com auto-estima elevada. Para isto é necessário termos uma política direcionada para os servidores que contemple: 1 – Planos de cargos e carreira com recuperação de salários; 2- condições digna de trabalho; 3 – Garantias de aposentadorias sem queda de salários e capacitação para proporcionar melhoras na qualidade dos serviços prestados. 07 – Como Prefeito de Icapuí, o que faria para enfrentar os desafios:a) Das drogas? – Este é um dos grandes problemas da atualidade, principalmente com a expansão do consumo de crack entre os jovens, sabemos que não será fácil enfrentar este problema, mas tenho convicção que podemos amenizar com políticas direcionadas aos jovens e as suas famílias. Em primeiro lugar penso ser importante realizarmos um grande seminário para discutir e encaminhar as soluções que venham a ser elencadas. Podemos criar um Conselho anti-drogas para acompanhar o desenvolvimento das políticas na área: 1 – Investir em lazer para juventude; 2 – Aumentar os contatos dando apoio as famílias que tem filhos usuários; 3 – Aumentar o contingente policial para combater o tráfico; 4 – Dar tratamento dignos aos usuários e encaminhar estes ao mercado de trabalho. b) Desemprego? – A Prefeitura não tem condições de abrigar e ser a única alternativa de trabalho na cidade, pois entendo ser o concurso público a porta de entrada do serviço público. Tenho algumas idéias para facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho. Nosso município é privilegiado por uma paisagem de rara beleza e devemos explorar sustentavelmente estas dádivas que Deus nos deu, alem de atrair empresas para nosso município que venhas a gerar trabalho e renda ambientalmente correto. Vejamos alguns pontos importantes nesta área: 1 – Capacitar nossos jovens para o mercado de trabalho; 2 – Possibilitar que nossa juventude seja empreendedora e criem empresas sustentáveis com acesso ao crédito para gerar trabalho e riqueza no município; 3 – Atrair empresas sérias e comprometidas com a sustentabilidade sócio-ambiental para gerar trabalho e renda no município; 4 – Incrementar as aptidões que o município oferece: Turismo, pesca, agricultura, comercio e prestação de serviços. c) Pesca predatória? – A pesca predatório penso que todos nós somos contra, porem temos que dar alternativas a quem explora esta atividade de forma irregular para ter seu sustento com dignidade. Podemos citar: Capacitação destes profissionais para explorar de forma correta a atividade; Capacitação profissional no sentido de diversificar as áreas de trabalho, possibilitando a migração para outros setores econômicos; Inclusão nos programas governamentais do Governo Federal; e incrementar as políticas já citadas nos compromisso com os pescadores. 08 – Qual a sua avaliação a respeito do atual momento político-administrativo de Icapuí?R – Não quero julgar as gestões passadas pois penso ser importante olhar para o futuro, afirmo que o político que olha pelo retrovisor está querendo dar ré e não é esta minha intenção, quero dar passos para frente buscando melhorar o que está bom e estancar as ações que não apresentem ganhos para população. Não quero aqui me eximir de qualquer avaliação pois sei que muita coisa boa foi feita e muitos erros foram cometidos, mas vejo com tristeza que as últimas gestões não acompanharam o ritmo criativo e empreendedor das políticas públicas anteriormente implantadas no nosso município.

FONTE: Blog Primeira Linha

VEREADOR JERÔNIMO E OS "ALICERCES DE SUA PRÉ-CANDIDATURA PARA PREFEITO EM 2012



ENTREVISTA PARA O BLOG - ICAPUÍ NA LINHA


ENTREVISTA COM OS PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO DE ICAPUÍ EM 2012

O blog ICAPUÍ NA LINHA tem a satisfação de apresentar ao seu público leitor (internautas) a terceira entrevista com pré-candidatos a prefeito de Icapuí na eleição de 2012.. O entrevistado de hoje trata-se do vereador de primeiro mandato, Jerônimo Felipe (PT)


1) Quem é o cidadão Jerônimo Felipe Reis de Souza?

Sou um Icapuiense nato, orgulho-me desta característica, com Curso de Economia incompleto. Filho de Antônio Jerônimo, um dos primeiros evangélicos de Icapuí, e D. Gerarda (in memorian), tenho como irmãos: José Jerônimo, Alacoque e Catarina. Casado com Eliete Borges e pai da Victoria de 14 anos. Trabalhei por mais de 12 anos na iniciativa privada como representante comercial, sempre na mesma empresa, saí para trabalhar por mais de quatro anos no projeto ORGAPE. Sou filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1999, por onde fui candidato a vereador em 2004 e fiquei na primeira suplência, tentei novamente em 2008 e fui o segundo mais votado do meu partido. Gosto de esportes. Antes jogava futebol, voleibol e corria. Hoje pratico o que meu corpo suporta gosto também de ler, escrever, de navegar na internet e de assistir a um bom filme, mas me sinto bem mesmo é numa roda de conversa.

2) Por quais motivos o senhor pretende ser prefeito de Icapuí?

R – Durante o tempo que estou como Vereador, vejo o descaso com que estão sendo tratadas as política públicas em Icapuí, principalmente as direcionadas para a juventude, exemplo maior é o tratamento dado ao esporte nestas últimas administrações. Como direcionei meu mandato para uma atuação maior na área de fiscalização do Executivo e do apoio ao esporte, tenho visto onde os recursos da prefeitura estão sendo aplicados erroneamente, ou no mínimo, onde há prioridades invertidas, e, sou convicto que é possível melhorar o futuro do nosso município dando mais oportunidades para os jovens hoje.


3) O senhor se acha devidamente preparado para governar o nosso município?

R- Desde o momento que decidi me tornar um homem público de uma coisa eu tinha plena consciência, tinha que aprender. Aliás, tenho essa “filosofia” como direcionamento de vida. Neste período em que adentrei no mundo político, tenho me posicionado sempre como “articulador” e “conciliador”, por acreditar que não se constrói nada sozinho, e, que é preciso alternância nos cargos para o fortalecimento de uma Democracia, e, o Partido dos Trabalhadores tem sido uma excelente escola na prática desse exercício. Sinto-me um homem amadurecido para conduzir as relações que se fazem necessário a quem quer administrar um município, sabedor do comportamento ideal que se deve ter nas negociações sem que seja necessário corromper ou ser corrompido. Sei que a vida de um prefeito requer um dinamismo muito grande e é importante o cuidado com o corpo e com a mente.

4) Para o senhor, quais são os três maiores problemas que afetam a nossa população?

R- O município de Icapuí tem vivido nos últimos anos alguns problemas muito difíceis de serem resolvidos, principalmente aqueles de ordem natural, como é o caso do avanço das marés em algumas comunidades como: Barrinha, Barreiras e Redonda. Outro é o caso da queda na produção de lagosta, que tem diminuído a renda de muito dos nossos munícipes. Mas eu não tenho dúvidas que, talvez, o maior problema que nos aflige é o de ordem politico-administrativo, estamos vivendo coisas que em outros momentos seriam inimagináveis, como é o caso do abandono do prefeito em relação à prefeitura, mostrando que seu interesse era apenas em ganhar as eleições, fugindo totalmente do contato com o seu povo. Dentro desta situação tem a questão do prefeito ter dividido a administração entre seus familiares, comprovando que essa maneira de governar é absurda. Para comprovar é só analisar a situação do esporte que foi comandado por muitos anos por uma irmã do prefeito e simplesmente acabou com sonhos de uma geração inteira. Sem falar que essa política assistencialista ora implantada vem, a cada dia mais, destruindo a autoestima e o espirito de cidadania que já foi uma marca registrada do povo icapuiense.

5) Na condição de prefeito, qual seria a pauta de prioridades para Icapuí?

R – Reestruturação do sistema de saúde do município, tanto na parte da estrutura física como na capacitação e valorização dos servidores. Um programa educacional mais inclusivo, onde seja desenvolvida uma política junto aos pais de alunos para que participem mais da vida das escolas e a escola possa conhecer mais o dia-a-dia das famílias, conseguir viabilizar economicamente o ensino integral (em dois turnos), além de ter de capacitar e valorizar também estes profissionais, resgatar a cultura, e, transformar o esporte em uma arma inclusiva da juventude no combate as drogas.


6) Qual o seu compromisso como prefeito em relação ao segmentos sociais:


a) Juventude?

É uma prioridade o resgate dos jovens para a vida ativa do nosso município, não só a capacitação para o mercado de trabalho, mas a inclusão nos seguimentos políticos e sociais, para que passem a ter mais poder nas decisões importantes para o nosso futuro. Acredito que incentivando e dando condições reais de desenvolvimento ao esporte e a cultura, só aí, nossos jovens já terão a maioria dos seus problemas atuais amenizados.

b) Pescadores?

Esse é com certeza o maior desafio do próximo prefeito, pois a pesca da lagosta está a cada dia se tornando menos rentável e causando a emigração dos nossos pescadores para outras regiões do país. Temos que buscar ajuda junto aos Governos Estadual e Federal para criarmos novas fontes de renda para nossos pescadores, e creio que a criação de peixes ornamentais, de tilápia em cativeiro, associada à criação de uma cooperativa para beneficiar o pescado do mar e a tilápia, agregando valor ao produto com o beneficiamento do couro para ser usado no artesanato, e, a produção de filé de peixe, fazendo com que o preço de venda se torne bem mais elevado, além de se criar vários empregos com a presença de cooperativas podem ser algumas alternativas mais viáveis a nossa realidade. Mas também aposto num incentivo maior a nível estadual para a pesca do peixe marinho como uma solução em definitivo.

c) E Funcionários Públicos Municipais?

Primeira ação é a realização de um Concurso Público para preenchimento de vagas que hoje são necessárias para se administrar bem, com isso se resolve o problema da troca do emprego pelo voto, e, consequentemente a entrada de pessoas despreparadas para a prestação de serviços essenciais ao povo. Aos servidores de carreira se faz necessário cumprir as leis já existentes como as promoções verticais e horizontais do magistério, voltar o pagamento do (GAP) na saúde ou outro tipo de gratificação condizente com as funções que oferecem riscos aos profissionais que as executam, e, acima de tudo buscar capacitação para todos os servidores, Além da aprovação do (PCCS) dos demais servidores e a implantação de uma Reforma Administrativa.



7)Como prefeito de Icapuí, o que faria para enfrentar os desafios:

a) Das drogas?

R – A maneira mais correta de se enfrentar esse problema é sem dúvida o da prevenção, e, para isso é preciso um trabalho educacional onde sejam envolvidos pais, alunos e escola, usando o esporte, a cultura e o lazer como instrumentos ocupacionais, revitalizando a Semana do Estudante, as Sextas Culturais, criando programas direcionados exclusivamente para os jovens, já que eles são as maiores vítimas desse processo. Na parte do tratamento aos dependentes químicos já existentes, temos que buscar parcerias com entidades que já atuam nessa área, que gozem de credibilidade e experiência comprovadas, oferecendo às mesmas, condições para efetuarem seu trabalho. É necessário também o combate ao tráfico, não podemos esperar somente que o Estado o faça, mesmo sabendo que não é de competência do município este tipo de atuação, mas o Governo Municipal pode e deve ajudar, contribuindo mais nas condições de trabalho das policias e desenvolvendo um programa onde envolva policia, governo e sociedade, para essa finalidade.


b) Desemprego?

R – Temos algumas ações que precisam ser feitas com urgência para a diminuição do desemprego no nosso Icapuí. A capacitação voltada para atender a demanda de empresas que prestam serviços a Petrobrás, e, a demanda da própria Petrobrás, é uma das ações que o governo municipal precisa assumir. O desenvolvimento de projetos voltado para a produção agrícola de pequena e média escala que vise atender a demanda do mercado interno e regiões circunvizinhas. Criar uma política fiscal que venha incentivar a atração de indústrias, bem como incentivo aos pequenos produtores através da expansão de linhas de microcrédito.

c) Pesca Predatória?

Incentivar no período do Defeso, a pesca de peixe marinho, criar subsídios para que pescadores saiam da pesca ilegal de lagosta e migrem para a pesca sustentável de peixe e da lagosta também, além de primar pela fiscalização mais eficiente do setor pesqueiro de forma isenta e a conscientização dos pescadores na preservação das espécies. Em todas essas ações se faz necessário à inclusão de órgãos municipais representantes do setor pesqueiro, como: Colônias de pescadores, associações de pescadores e sindicatos ligados à pesca, pois acredito que essas instituições representativas desses segmentos viabilizam uma maior inteiração nas discursões e consequentemente uma agilidade na resolubilidade dos anseios desta categoria.

8) Qual é a sua avaliação a respeito do atual momento político-administrativo de Icapuí?

R – Houve nos últimos anos uma massificação, junto a nosso povo, de que temos de ser soldados de um partido político, sem nos preocupar na discursão e construção de um projeto político-administrativo para nosso município. Neste sistema o povo é usado como meros eleitores, e só quem sai lucrando com isso são aqueles que trabalham nessa massificação, ou seja, enquanto o povo fica se matando por um ou outro partido, os maiorais estão se fortalecendo cada vez mais. A comprovação de que este sistema não funciona para o bem do povo, é a atual administração de Icapuí, senão vejamos: Enquanto assistimos vergonhosamente o enriquecimento desenfreado de um grupo ligado à administração, faltam recursos para os serviços básicos para o povo, como materiais e médicos nos hospitais, merenda escolar de qualidade, sem falar na falta dos programas sociais existentes em outros períodos.

Diante de tudo isso tem um fator que considero ser o mais prejudicial para nossa gente, é o fato de que esse tipo de política, ora empregada, acaba com aquilo que temos de mais sagrado que é a autoestima e a confiança do povo, fazendo com que hoje nosso município seja desacreditado interna e externamente.



ENTREVISTA POSTADA PELO VEREADOR JERÔNIMO NO BLOG ICAPUÍ NA LINHA.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Seguidores

Total de visualizações